quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

MAF


Sensor mais problemático no Td5, pois é o que mais avaria, não provocando no entanto muitos problemas no funcionamento do motor. Felizmente!
Por vezes a delicadíssima operação de limpeza resolve o problema.
Quando verificamos que está mesmo avariado o melhor é desligar a ficha pois a ECU assume um valor pré definido e tudo trabalha lindamente.
Verifiquei com o Nanocom que o meu MAF (siemens 5wk9 607) estava definitivamente avariado. Com a ficha ligada aparecia constantemente nos erros do diagnóstico, desligado tenho uma leitura de um valor 4 g/s

3 comentários:

Ricardo * Maxibom disse...

Eu acho que o meu MAF está meio avariado porque jipe com ele ligado nao puxa quase nada, parece que fica com muito lag.

Qual é o procedimento de limpeza?


Abraço,
Ricardo Ferreira

PBre disse...

A limpeza pode ser feita com um spray de limpeza de contactos ou solvente de óleos.
É preciso ter muito cuidado com os 2 filamentos porque são muito sensíveis, partem facilmente.
Não convém encostar nada nem orientar o spray directo na direcção deles.
Podes andar com o MAF desligado e resolves o problema.

Ricardo Ferreira disse...

Hoje limpei o meu MAF com um spray de limpeza de contactos e soprei com compressor mas com cuidado na zona dos filamentos, parece que aprovou. Aquilo estava com muito "pasta" tipo oleo com pó, possivelmente por eu andar com um filtro KN. Quando se lubrifica o Kn é com um oleo gorduroso e segundo ouvi o pior inimigo dos MAF sao os filtros KN, se é mito ou verdade nao sei...

Eu andava com o MAF desligado, o carro fica mais disponivel mas como ando com uma Repro bem vitaminada fica a fazer muito fumo se andar com o MAF desligado.

Obrigado pela dica ;)

Abraço