domingo, 7 de março de 2010

Diferenciais I


O que fazer quando um diferencial nos deixa "coxos"?
Nunca contamos com isto, mas se no meio do nada ficamos com avaria num diferencial, temos que tomar medidas.
Primeiro teremos que detectar qual dos diferenciais se danificou.

Se não há tracção no eixo de atrás, então retiramos os semi-eixos (shaft-axles).
Se estão danificados poderemos circular com o carro sem eles, com bloqueio ligado (ou em Low se for um Serie). Por vezes partem dentro do diferencial, mas é raro provocarem mais danos, pois ficam presos no planetário (side gear).
Se não encontramos danos nos semi-eixos então é importante retirar também a transmissão para não acabarmos por destruir o grupo cónico ou mesmo o corpo do diferencial.

No caso de concluirmos que o problema está no diferencial da frente, fica tudo mais complicado pois vai ser preciso ferramentas e tempo para desmontar os semi-eixos ou o diferencial.
Se tivermos instalado cubos-livres, desligam-se, retira-se a trasmissão e é seguro circular com o carro. Não tendo isto instalado, corremos o risco de destruir o grupo cónico, corpo do diferencial ou homocinéticas, mesmo que o reboque vá ao local e desloque o carro poucos metros.

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